Ranking revela engajamento do e-commerce de farmácias.

Estudo da Similarweb, ferramenta analítica que mensura o tráfego de...
farmacias

12 de junho de 2024

Estudo da Similarweb, ferramenta analítica que mensura o tráfego de páginas da internet, revela que o ranking de e-commerce de farmácias continua sob a liderança da RD Saúde. Os dados correspondem ao engajamento dessas plataformas em março e abril de 2024.

O Panorama Farmacêutico, que encomendou a pesquisa, selecionou as 47 empresas com os melhores desempenhos no período. O levantamento ainda avaliou os fatores que mais contribuem para o avanço do setor no ambiente online, em especial mix de produtos, fidelização por meio de aplicativo e exploração de datas comemorativas.

Quem se destaca no ranking de e-commerce de farmácias

A maior rede do setor tem suas duas bandeiras em destaque no ranking de e-commerce de farmácias. Droga Raia e Drogasil aparecem na primeira e terceira colocação, respectivamente, com 19,9 milhões e 13,3 milhões de visitantes mensais. Em segundo lugar está a Consulta Remédios, com 15,3 milhões.

Uma varejista que se destacou no estudo foi a Farmácias São João, que apresentou um crescimento considerável em termos de volume de usuários únicos. A empresa gaúcha contabilizou 605,3 mil visitantes, 210% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Ao analisar quais as URLs mais visitadas da São João, percebe-se que a parte de cupons, promoções e as categorias de fórmulas infantis e produtos para inverno vêm estimulando o volume de visitas no site e no aplicativo”, observa Vicky Almeida, líder de insights latam da Similarweb.

E-commerceVisitas mensaisDesktopMobile
drogaraia.com.br19.995.459,1416,77%83,23%
consultaremedios.com.br15.299.112,3614,96%85,04%
drogasil.com.br13.377.605,6120,52%79,48%
drogariasaopaulo.com.br9.870.966,3419,62%80,38%
paguemenos.com.br7.488.914,5820,79%79,21%
drogariaspacheco.com.br5.075.496,9523,22%76,78%
panvel.com3.786.577,6820,67%79,33%
ultrafarma.com.br3.295.287,8824,93%75,07%
oficialfarma.com.br2.287.361,8924,50%75,50%
araujo.com.br1.641.015,5226,58%73,42%
drogal.com.br1.604.024,1925,56%74,44%
drogariaminasbrasil.com.br1.460.086,4522,59%77,41%
saojoaofarmacias.com.br808.238,3420,46%79,54%
drogariavenancio.com.br682.733,3927,93%72,07%
drogarianovaesperanca.com.br655.915,8625,84%74,16%
farmaciaindiana.com.br582.060,0717,90%82,10%
precopopular.com.br579.723,6936,66%63,34%
farmaciasnissei.com.br499.994,3820,26%79,74%
extrafarma.com.br375.400,9926,29%73,71%
farmaconde.com.br328.043,0328,41%71,59%
santaluciadrogarias.com.br264.578,4243,16%56,84%
drogariaglobo.com.br239.524,1513,32%86,68%
callfarma.com.br200.041,8623,55%76,45%
drogalider.com.br195.439,6948,57%51,43%
farmadelivery.com.br194.948,8529,14%70,86%
promofarma.com.br183.709,4819,58%80,42%
drogariastamoio.com.br167.373,4337,09%62,91%
farmahoje.com.br161.091,8149,93%50,07%
farma22.com.br160.347,2135,70%64,30%
drogasmil.com.br159.916,7736,66%63,34%
fmiligrama.com.br124.217,1036,10%63,90%
drogariasantamarta.com.br115.108,7037,80%62,20%
drogaosuper.com.br112.242,9519,74%80,26%
drogarianet.com.br111.604,1821,62%78,38%
drogamaxi.com.br105.530,0134,88%65,12%
drogaclara.com.br100.146,3321,54%78,46%
drogariaveracruz.com.br76.414,5430,31%69,69%
manipulae.com.br71.908,3524,73%75,27%
farmaciasunipreco.com.br71.280,8131,28%68,72%
morifarma.com.br59.515,1039,04%60,96%
aazfarma.com.br58.308,9223,31%76,69%
farmaciarosario.com.br55.930,0436,30%63,70%
drogariaorama.com.br53.670,2113,67%86,33%
resilifarma.com.br45.742,3423,12%76,88%
drogarianossafarma.com.br42.421,6521,48%78,52%
farmacianacional.com.br42.017,9039,71%60,29%
farmasesi.com.br37.242,5020,60%79,40%

Fonte: Similarweb.

 

Foco no calendário de datas comemorativas

As farmácias também estão apostando nas datas comemorativas como forma de impulsionar as vendas online. “Os e-commerces estão cada vez mais conectados às suas ações de marketing e estratégias comerciais aos calendários de datas comemorativas, principalmente ampliando a oferta de produtos de não-medicamentos como perfumaria e cosméticos”, ressalta Vicky.

Variedade de produtos

O sortimento é outro fator que impulsiona o e-commerce de farmácias. “As redes ampliaram a preocupação em oferecer um carrinho mais completo, que abrange serviços de saúde e exames agendados pelo site ou aplicativo. Essa estratégia expande os pontos de contato do varejo farmacêutico com o shopper”, acrescenta.

Assinaturas

As compras por assinatura também são uma tendência crescente entre os serviços embutidos nos canais online, garantindo a fidelização do consumidor, que busca um preço diferenciado e a entrega rápida e efetiva do produto.

Diferencial do aplicativo

Outro ponto observado pela Similarweb é a corrida das grandes redes pelo aplicativo próprio como meio de fidelização e para conhecer os hábitos e perfil de seus consumidores. “O fato de o shopper baixar o app e cadastrar todas as suas informações já demonstra o grau de confiança que ele deposita na farmácia, o que muitas vezes elimina até a pesquisa de preços na concorrência”, avalia Vicky

As compras via smartphone dominam 79% dos acessos, contra 21% do compartilhamento de tráfego por meio do desktop. Drogaria Globo (86,68%), Drogaria Orama (86,33%) e Consulta Remédios (85,04%) são os e-commerces que contabilizam o maior número de usuários via celular.

Fonte: Panorama Farmacêutico
https://panoramafarmaceutico.com.br/engajamento-do-e-commerce-de-farmacias/

Mais notícias

Nos envie uma mensagem